OBSERVACAO MONTEVIDEO

 

A comunicação ambiental observada apresenta uma similaridade com as grandes capitais, onde a pichação se faz por meio de protestos políticos, sociais ou apenas visibilidade de organizações, facções ou mesmo artistas do meio.
Mesmo desorganizada, as pichações e grafites observados são parte da história atual de uma região, transmitindo as vontades e as reclamações do povo. Visto que a proposta observada são grafites e pichações em ambientes públicos e privados de Montevideo, foram observados pichações, grafites e um outdoor no centro da capital uruguaia, mais exatamente da Rua Maldonado.
Poucas peças permitem interação do observador. Na grande maioria são imersíveis, visto que a arte de rua tem a pretensão de impactar o receptor em razão de uma causa, na maioria das vezes social. Porém, ao observar as peças, que chamam muito a atenção do pedestre, o sentimento é de coletividade. Coletividade porque em um curto trajeto, dezenas de pichações, grafites, imagens e estêncils disputam o espaço do centro tentando transmitir uma mensagem. Uma relação há com a quantidade de pessoas que transitam por ali no dia-a-dia, cada uma com uma ideia, uma proposta, uma crença, tanto religiosa, como política. É um sentimento contraditório de ideias, mas condizente com o que é a sociedade em que vivemos.
Os recursos utilizados são extremamente baratos. Nada mais do que latas de tintas, fotocópias e criatividade. Criatividade principalmente no que diz respeito ao aproveitamento de espaço. Muros, fachadas, cercas, marquises, janelas, entre outras instalações são muito bem aproveitadas para transmitir a mensagem desejada.

BACK to gherseg's albums
Become a fan! Follow gherseg and receive an email every time gherseg uploads new images!